top of page

5 Dicas para conseguir um estágio em Odontologia

lgpofousp

Hoje, 18 de agosto, é o dia do estudante que deseja ganhar experiência, que cumpre várias funções além das atividades acadêmicas, e que irá entrar para o mercado de trabalho: o ESTAGIÁRIO.


O dia do estagiário foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, que se refere ao documento que regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para essa atividade. A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) por meio da sua Comissão de Ensino apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para as melhores práticas educacionais no curso de graduação em Odontologia, que deve ter 20% de carga horária mínima do estágio curricular supervisionado, e essa porcentagem não substitui a carga horária em atividades práticas que envolvem o atendimento de pacientes.


O estágio é uma experiência enriquecedora e fundamental para o profissional, sendo uma oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e associar a teoria do curso com a prática clínica.



A LGPO parabeniza todos os estagiários que nos acompanham e, para você que ainda não está no estágio dos seus sonhos, daremos dicas de como conseguir o tão esperado estágio.


Como uma das alunas do último semestre, apresento a vocês 5 dicas que me fizeram conseguir estágios durante a graduação:

  1. Escolha a clínica conforme a especialidade que você tenha interesse: Você terá a oportunidade de acompanhar e ver o dia a dia clínico desse profissional, então é importante escolher um estágio que combine com o seu perfil profissional, em uma área que você tenha afinidade ou interesse em conhecer. Existem estágios dentro da própria faculdade (procure saber se a sua instituição oferece vagas para os estudantes), em hospitais universitários, em clínicas conveniadas com a faculdade e clínicas particulares.

  2. Procure profissionais qualificados e que estejam dispostos a ensinar: O estágio deve ser um local para agregar no seu conhecimento teórico, assim, como estudante, você também está ali para aprender, por isso é importante que o dentista esteja disposto a ensinar. Se você não está aprendendo algo novo, é sinal que esse estágio não está agregando na sua vida profissional.

  3. Elabore um currículo direcionado para o estágio: Coloque atividades extracurriculares, workshops, palestras e suas habilidades que sejam direcionados para a vaga que você está concorrendo, é muito importante ser objetivo e mostrar interesse. Temos uma publicação no blog sobre como fazer currículo, venha conferir: https://lgpofousp.wixsite.com/mysite/post/como-criar-um-curr%C3%ADculo-do-zero

  4. Procure em sites que oferecem estágios: Linkedin, grupos no Facebook, Vagas, CIEE, Nube: Esses são alguns sites que anunciam vagas de estágio, além disso você pode fazer o seu cadastro e publicar que está procurando uma vaga na sua região. Linkedin: https://br.linkedin.com; Facebook – Procure em Grupos da sua região: http://www.facebook.com/; Vagas: https://www.vagas.com.br/; CIEE: https://portal.ciee.org.br/; Nube: https://www.nube.com.br/.

  5. Não tenha medo de pedir estágio: Conhece um dentista na família? Tem algum amigo formado? Já sabe a clínica que quer estagiar? Não tenha medo de conversar e pedir um estágio ou indicação, afinal, o não você já tem, é preciso ir em busca do SIM.

Sigam nossas dicas e vivam essa experiência profissional – não tenha medo, você está no estágio para aprender!





 

Referências:

Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado Curricular nos cursos de Odontologia



0 comments

Comments


© 2023 by Jade&Andy. Proudly created with Wix.com

bottom of page