O Curriculum Vitae (CV) ou Currículo, é uma espécie de autobiografia que contém todos os dados da formação escolar e profissional de uma pessoa. É uma bela forma do profissional se apresentar para o mercado, mostrar sua cara, sua imagem, o que sabe fazer, suas vivências, formação e praticar o seu “marketing pessoal”.
Esse documento precisa dar ao recrutador informações precisas para uma análise preliminar do candidato e desenvolver um processo de seleção eficaz. Sendo assim, é necessário que ele chame atenção do leitor, em função principalmente de seu conteúdo e de sua apresentação, forma gráfica, estética e sobriedade.
Ao ler o seu currículo, o recrutador deve achar que você é uma pessoa certa para o cargo, ou seja, suas qualificações, formação e personalidade se enquadram as exigências da função em questão. Para que isso aconteça, é importante saber o que a empresa está procurando e haver uma adequação entre a personalidade do profissional e a da empresa a que se destina. Mesmo falando sobre a importância desse documento e de todas as informações que ele deve ter, tudo ainda parece bastante vago na cabeça de vocês, não é mesmo? Sendo assim, caneta e papel na mão para anotarem todas as informações valiosas que separamos para ajudá-los na realização dessa tarefa!!!
1- Dados pessoais: nesse espaço deve conter dados como: nome, idade, e-mail, telefone e endereço.
2- Objetivos profissionais: indique sua área de atuação, especialização e cargo desejado.
3- Formação acadêmica: informe o nível e a graduação, o nome da instituição de ensino, período, duração e a localização.
4- Experiência profissional: indique o nome da empresa, período, cargo, breve descrição das principais atividades desenvolvidas, duração e localização.
5- Cursos extracurriculares: fale sobre cursos livres e de especialização que já realizou.
6- Atividades complementares: entram nesse campo trabalho voluntário, projeto da faculdade, viagem para o exterior e experiências que você julga pertinente relatar.
Comments