top of page

LGPO Indica: 10 pontos que aprendi com o livro Roube como um artista

lgpofousp

Você com certeza já deve ter ouvido a frase “nada se cria tudo se copia”. E se eu te dissesse que essa frase é verdade??



Você acredita ou conhece alguém que acha que é falta de originalidade fazer algo que já existe? No livro Roube como um Artista de Austin Kleon, aprendemos alguns pontos que desmistificam o nosso conceito de originalidade:


1. Nada é totalmente original

Todas as ideias são geradas a partir de outras ideias, por exemplo, o estilo de um cantor foi inspirado em outro cantor que se inspirou em outro antes dele.


2. Roube como um artista

Ter a consciência de que você vai “roubar” a ideia dos outros tira o peso de tentar construir algo do além. Também, se inspirar nas ideias das outras pessoas, é diferente de copiar o trabalho de alguém.

Exemplo: se você quer começar um negócio, pegue o que um dos seus concorrentes faz de melhor, junte com o que outro faz de muito bom, adicione as melhores ideias de outras pessoas, se inspire em grandes negócios e pronto! Você acabou de criar algo novo!


O quanto mais você roubar, mais original vai ficar.

Não roube só as ideias das pessoas nas quais você se inspira, roube também a maneira deles de pensar, assim você poderá enxergar o mundo da mesma maneira que eles e poderá ter ideias tão brilhantes como as deles.


3. Tenha um caderno de furtos

Uma dica é usar o Evernote, nele, coloque desenhos, frases, áudios, tudo o que você quiser!! Quando você precisar de inspiração, basta dar uma lida no seu caderno de furtos, com certeza ele irá te ajudar!


4. Você irá descobrir o seu estilo fracassando

Uma coisa é certa: não conseguimos ser igual às outras pessoas, e é aí que a gente se torna único. Você nunca vai ter a mesma personalidade que outra pessoa, muito menos as ideias e forma de enxergar o mundo. Então ao copiar outra pessoa você vai falhar… é então você vai criar o seu próprio estilo ter sua própria identidade!

Você trará ao mundo algo único que só você é capaz de fazer!


5. Mantenha seu Hobby

Muitas pessoas quando começam um novo trabalho abandonam seus hobbies a fim de se concentrarem somente no trabalho, mas acabam sentindo falta do que mais gostam de fazer, e isso só irá matar a sua criatividade. Hobby é a sua paixão que alimenta seu corpo e mente.Ter um tempo para fazer o que você ama é regenerativo.




6. Use as suas mãos

Usar apenas o notebook pode bloquear alguns sentimentos e acabar com a sua criatividade. Ele é bom pra editar e publicar, mas não é bom pra gerar ideias.

Exemplo: se você quer gravar um video para o IGTV do Instagram, não comece escrevendo seu roteiro direto pelo computador, tente começar no papel. Sinta-se livre para fazer esquemas, rabiscar, desenhar e usar cores diferentes! Então na hora de passar a limpo, use o computador.


7. Saia de casa e explore o mundo

Conheça pessoas diferentes, novas culturas, novos lugares. Você precisa de novas experiências para dar um aumentar a sua criatividade, viajar faz o mundo parecer novo e você se sente muito mais criativo.

Sim, eu sei, não é todo dia que a gente pode viajar pelo mundo só pra ter uma nova ideia pro seu negócio, mas você também pode dar uma volta no parque, sair para caminhar, fazer exercício físico ao ar livre, contemplar a natureza...


8. GIGO

GIGO (Garbage in – Garbage out) é um conceito da computação, que do inglês significa “lixo para dentro, lixo para fora”. Em outras palavras, os dados que você coloca em seu computador é o que você vai receber de volta.

Nossos cérebros trabalham de maneira parecida. Nos tornamos o que está à nossa volta. Você deve escolher as ideias que você quer que te influenciem e quais devem ser ignoradas.


Dica: você pode escolher um mentor em sua área de atuação, para te guiar no seu trabalho.

9. Aprendizado contínuo

Se você quer ser o melhor no que faz, todos os dias devem ser dias de aprendizado. Terminar seus estudos não significa que você não deve mais estudar, ao contrário, sempre há mais a aprender! Algumas dicas que o livro nos deixa são:

  • Pesquise o que você não sabe

  • Compre livros para construir sua própria biblioteca.

  • Leia livros que inspiram você.

  • Visite a biblioteca e fique imerso.

  • O que quer que você faça, não pare de aprender.

10. Ser original é um valor


A originalidade é na verdade superestimada. No entanto, agora sabemos que basta saber criar suas referências e fazer uso de receitas que funcionaram para os outros.

Entenda o trabalho de quem veio antes de você, entenda como e porque ele funcionou e incorpore as melhores ideias no seu dia a dia.


Além disso, compartilhar suas ideias com outras pessoas também se tornou uma chave. Por fim, o sucesso e a originalidade são resultado da combinação de ideias de outras pessoas sem perder a sua identidade.







0 comments

Comments


© 2023 by Jade&Andy. Proudly created with Wix.com

bottom of page