O que é melhor: profissionalizar a sua conta antiga do Instagram ou criar uma nova conta profissional separada da pessoal? A resposta é depende!
Inicialmente, é preciso ressaltar que cada pessoa é diferente e que os objetivos do profissional ao utilizar a conta devem ser levados em consideração neste momento.
O branding é uma etapa valiosa para a tal decisão, uma vez que não há separação entre quem você é na profissão e quem você é na vida pessoal. Dessa forma, independente de qual perfil seja escolhido, é necessário que haja uma uma coerência entre as contas. A pessoa que você é como profissional deve ser a mesma que você é no dia a dia, ou seja, ter os mesmos valores, objetivos, crenças e interesses.
Um outro passo também importante na decisão é saber diferenciar o perfil pessoal e profissional do perfil corporativo (comercial) ou profissional.
O perfil pessoal junto com o profissional permite que o usuário compartilhe não só a rotina na vida pessoal mas também o dia a dia profissional. Nele, é possível ter acesso a todas as funções básicas do Instagram, como posts no feed, stories, reels e IGTV. Como vantagens: permite que o profissional escolha de quer deixar o perfil privado ou aberto e não precisa administrar duas contas, facilitando e diminuindo o tempo destinado à produção de conteúdo. Além disso, por já possuir um determinado alcance e vínculo com os seguidores, não precisaria começar um novo perfil e buscar todas as conexões. No entanto, como desvantagem, não é possível acessar as ferramentas de monitoramento de audiência ou desempenho das publicações e há uma necessidade maior em filtrar e em diminuir a quantidade de publicações muito pessoais.
Já a criação de um perfil profissional, também chamado de empresarial ou para criadores de conteúdo, faz com que o usuário tenha um perfil público que, além de permitir acesso às funções básicas, possui também ferramentas exclusivas que auxiliam na criação de publicações, anúncios para melhor alcance e estatísticas acompanhar a audiência e o perfil dos seguidores, por exemplo. Entre as vantagens estão: acesso a ferramentas chamadas de insight, as quais oferecem informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções de seguidores e interações, além da divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas. Ademais, permite a criação de anúncios e publicações patrocinadas para aumentar o alcance e engajamento, além de ter botões interativos (CTA - call to actions) que direcionam os usuários para alguma página específica, como iniciar uma conversa no WhatsApp, por exemplo. Por outro lado, para criar uma conta comercial é necessário ter uma conta do Facebook para vincular, o alcance das publicações diminui ao comparar com uma conta pessoal e não há possibilidade de deixar a conta privada.
Independente de qual seja a escolha de conta, é possível desfazer e voltar a ter um perfil privado. Lembrando que ao tomar a decisão de transformar seu perfil pessoal e privado, em uma conta comercial, seu Instagram estará aberto para que pessoas passem a lhe seguir sem precisar de sua aprovação prévia. E também podem acompanhar sua conta, visualizar as postagens e até curtí-las sem necessariamente se tornarem seguidores.
E aí, já decidiu se deve ou não separar o seu perfil do Instagram entre pessoal e profissional? Esperamos ter ajudado um pouco na escolha!
Referências:
Comments