Dando sequência ao conteúdo de gestão de tráfego, temos o SEO, que é a sigla do inglês para Search Engine Optimization (otimização de serviços de busca), que significa um conjunto de estratégias e técnicas que tem por objetivo potencializar o seu blog, site e Instagram, amplificando o tráfego de forma orgânica até a sua página.
E porque isso é importante? A importância está no fato da grande maioria das pessoas utilizarem as plataformas de busca, como é o caso do Google!
Então,estar bem ranqueado e aparecer no topo dessas plataformas irá fazer com que a grande maioria das pessoas acabe acessando o seu site. E fazer isso de forma orgânica é bastante positivo, pois não tem custo como nas campanhas de anúncios patrocinados.
E como fazer isso?
O primeiro passo está na descoberta das principais PALAVRAS-CHAVES que as pessoas que são o seu público-alvo e persona costumam utilizar para pesquisar o seu produto ou serviço.
O seu site também deve oferecer a RESPOSTA para a busca do usuário. Ou seja, identificar a INTENÇÃO da pesquisa dele; o porquê ele chegou até ali! Assim, sua página irá de encontro com o algoritmo do Google, e com certeza será bem ranqueada por ele.
Outro passo importante é entender como se relaciona a taxa de cliques e o comportamento do usuário. Isso funciona da seguinte forma: se você entra numa página e fica nela por volta de 2 segundos, o Google entende que aquele conteúdo não era o que você estava procurando e assim o seu site vai perdendo a posição do topo. Da mesma forma, se o usuário acessa seu site e lá dentro acessa as outras páginas dele, é porque –possivelmente –o seu conteúdo é completo e o usuário não precisa voltar para o buscador para achar o que está procurando.
A forma como seu conteúdo aparece no Google também é muito importante. Sendo assim, o ideal é utilizar um título e uma descrição atrativas, que levem em conta as palavras-chaves mencionadas acima e se relacionem ao que a pessoa pesquisou. Nessa etapa, você pode usar também algumas estratégias, como os gatilhos mentais, causando um senso de urgência no usuário.
Outra dica é verificar os anúncios que são pagos e quais palavras eles utilizam. A finalidade é analisar a disposição e como isso atrai os usuários, já que o Google Adwords é uma fonte amplamente utilizada por grandes empresas e que investem bastante para os anúncios serem excelentes e trazerem resultados, mas de forma inorgânica.
Além disso, o design do seu site e a fluidez de navegação podem ser responsáveis por fazê-lo chegar ao topo. Isso acontece porque atualmente a grande maioria dos usuários acessa os conteúdos pelo celular e tablets. Então, apresentar uma boa versão mobile para esses dispositivos é muito relevante para a performance geral do seu site e para o Google te classificar.
E não podemos esquecer o principal: o conteúdo!!!
· O conteúdo precisa ser relevante e muito claro. Assim, as pessoas vão acessar a sua página e permanecer ali. Além disso, é importante fazer a pessoas conhecerem o seu negócio, desde o que ela está procurando,até informações sobre o tratamento, missão, visão, valores e como entrar em contato. Tudo isso precisa ser colocado em uma disposição assertiva, gerando um posicionamento da sua marca e agregando valor ao seu produto ou serviço.
Para saber mais:
Comments